Eixos Temáticos

Eixo 1 - Climatologia urbana

Clima urbano: aspectos teóricos/conceituais, metodológicos e técnicos. Dinâmica, processos e escalas do clima urbano. O Sistema Clima Urbano (S.C.U) e aplicações. Modelos qualitativos e quantitativos em climatologia urbana. Clima, gestão e planejamento urbano. Clima e (re) produção do espaço urbano: agentes sociais, planos/diretrizes e políticas públicas. O clima das cidades: aspectos geohistóricos, econômicos e socioculturais. Adaptação climática e mitigação nos espaços urbanos.

Eixo 2 - Climatologia e Educação Geográfica

Conhecimento climático, comunidades tradicionais e sociodiversidades: saberes e fazeres em espaços formais e não – formais. Ensino de climatologia e temas transversais. Climatologia, práticas curriculares e formação de professores. A climatologia nos livros didáticos: avaliações, contextos e explorações. Sequências, metodologias e recursos didáticos para o ensino de climatologia. Programas de formação inicial docente: ações e experiências em climatologia. As categorias de análise geográfica no ensino de climatologia. Reflexões, propostas e práticas para o ensino de climatologia no ensino básico e superior.

Eixo 3 - Técnicas e tecnologias aplicadas à climatologia

Sistemas de Informação Geográfica e suas aplicações em climatologia. Sensoriamento remoto aplicados ao estudo do clima. Análise geoespacial para mapeamento e monitoramento climático. Métodos de interpolação espacial: vantagens e desvantagens. Precipitação estimada por uso de satélites. Proposta de classificação de unidades climáticas. Métodos e técnicas estatísticas na análise climática. Modelagem em climatologia: diagnósticos e projeções. Uso de aplicativos (app) para o estudo e monitoramento climático. Levantamentos aerofotográficos com Veículo Aéreo Não Tripulado e suas aplicações no estudo do clima.

Eixo 4 - Riscos, vulnerabilidades e desastres associados a dinâmica climática

Percepção de riscos ambientais/climáticos. Riscos climáticos, vulnerabilidade socioambiental e resiliência. Análise espaço - temporal dos desastres associados ao clima. Técnicas e metodologias para o gerenciamento dos riscos de desastres hidroclimáticos. Gestão do risco de desastre: acordos, metas e políticas. Participação popular em ações de redução de risco de desastre. Universidade, comunidade e a gestão pública frente a problemática dos desastres ambientais: avanços e perspectivas.

Eixo 3 - Técnicas e tecnologias aplicadas à climatologia

Eixo 5 - Clima e saúde: estudos e aplicações

Clima e saúde: abordagens teóricas, metodológicas e técnicas. Correlações entre os tipos de tempo, os eventos excepcionais do clima e o estado de saúde - doença da população. As diferentes abordagens da Bioclimatologia Humana: climatofisiologia, climatopatologia e climatoterapia. Climas tropicais, dimensões socioambientais e as doenças ressurgentes. Equidade/iniquidade em saúde: relação entre o risco climático e a vulnerabilidade socioambiental. Clima, território e o processo saúde-doença das coletividades. Estudos climáticos e socioambientais voltados à promoção da saúde e a prevenção de doenças.

Eixo 6 - Mudança, variabilidade e ritmo climático

Estudos sob a perspectiva da Paleoclimatologia e da Climatologia histórica. Mudanças climáticas: contextos geopolítico, socioeconômico e ambiental. Mudanças climáticas e segurança hídrica, energética e alimentar. Mudanças climáticas: mitigação e adaptação. Estudos de climatologia regional. Interação oceano-atmosfera e os padrões climáticos regionais. Variabilidade e tendências climáticas. Eventos climáticos extremos. Análise rítmica em climatologia e aplicações. Estudos de agroclimatologia. Clima e bacias hidrográficas: planejamento e a gestão das águas. Estudos climáticos em unidades de Proteção Integral e de Uso Sustentável.

Eixo 7 - Climatologia do Semiárido brasileiro

Clima e conhecimento popular: memória e aspectos socioculturais. Padrões e especificidades climáticas dos ambientes semiáridos. A seca e a estiagem: abordagens técnico - científicas, gerenciamento e políticas públicas. Clima e o Domínio das Caatingas: dinâmica ambiental e conservação. Desertificação e áreas degradadas em terras secas. Acesso à água: usos, conflitos e metodologias e tecnologias sociais. Semiárido, clima e suas potencialidades socioeconômicas. Climatologia da região Nordeste: avanços, desafios e perspectivas.

© 2023 por XIV SBCG.